terça-feira, 3 de abril de 2012

Vagner Love tem a melhor média de gols da carreira jogando no Flamengo

Desde que retornou ao clube, atacante já marcou 10 gols em 11 partidas

Em sua segunda passagem pelo Flamengo, seu clube de coração, o atacante Vagner Love, de 27 anos, está provando que o alto investimento feito pelo clube da Gávea está valendo a pena. Desde a sua reestreia, o Artilheiro do Amor já marcou dez gols em onze partidas. Um excelente aproveitamento que tem ajudado o Flamengo, sobretudo na Taça Rio, onde o time é o líder do Grupo B , com 15 pontos (assista ao vídeo ao lado).

- É um cara que perde poucos gols. Essa é a diferença de um atleta de alto nível – revela o goleiro Felipe.

Ao todo, Vagner Love já marcou 33 gols pelo Flamengo, sendo 16 com o pé direito e 11 com o pé esquerdo. Ele também marcou 5 gols de cabeça e até um de barriga contra o Vitória-BA, em 2010. Um dado curioso é que apenas dois gols foram de fora da área.

Atuando com objetividade, sempre em direção ao gol, Love é um especialista em aproveitar rebotes na pequena área. Prova disso é que já marcou 8 gols neste tipo de jogada.

- O Love é um jogador muito raçudo, que corre e briga com os zagueiros o tempo todo. É um ótimo jogador ambidestro, de seleção, que está fazendo gol e ajudando muito a gente – afirma o volante Muralha.
Vagner Love


Vagner Love já marcou quatro gols contra o Bangu


O atacante já marcou contra 22 times diferentes, sendo que suas vítimas preferidas são o Bangu, que levou 4 gols, e o Vasco, que sofreu 3. Os dois clubes fazem parte da vida de Vagner Love. Afinal de contas, além de ser morador de Bangu, ele começou a sua carreira aos oito anos no clube da Zona Oeste. Depois atuou em São Januário dos 13 aos 15 anos, mas foi dispensado.

Com passagens por Palmeiras e CSKA, da Rússia, Vagner Love tem no Flamengo a melhor média de gols da carreira: 0,82, o que representa aproximadamente 4 gols a cada 5 partidas. Já no clube paulista, sua média era 0,69, enquanto que no time russo a média era de 0,47 gols por partida. Diante destes números tão favoráveis, a impressão que fica é a de que ele realmente nasceu para jogar no Flamengo. Vagner Love pode ter demorado a voltar, mas ele está recuperando o tempo perdido com muitos gols. A torcida agradece.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Veja as fotos da maquete do Rio Poty Shopping

Empresa da cantora Ivete Sangalo, a Caco de Telha, promove o evento de lançamento em THE


Novo Shopping deve ficar pronto no final de 2013.

Grupo Sá Cavalcante, conhecido pelos vários empreendimentos como shoppings em todo o País, promove nesta quinta-feira (22/03) o evento oficial de lançamento do Reserva Rio Poty, que é um complexo grandioso localizado no bairro Primavera, zona Norte de Teresina, ao lado do condomínio Bervely Hills, na avenida Marechal Castelo Branco.

Na oportunidade, o destaque vai para o shopping Rio Poty que vai funcionar dentro deste complexo que inclui desde residências até espaços sócio-culturais. O evento é para lançamento do shopping, que será o terceiro de Teresina, concorrente do Teresina e do Riverside (só que no outro lado do rio Poty, sem ser na zona Leste), com a presença da atriz da TV Globo Larissa Maciel, que será a cerimonialista, e show do cantor Jorge Vercilo, na noite desta quinta.

Executivos do Grupo Sá Cavalcante estão em Teresina e concedem entrevista coletiva informando sobre o investimento na capital piauiense. Eles conversaram com a imprensa sobre os projetos do grupo.

Segundo Luís Paulo Franco de Sá, diretor de negócios do grupo Sá Cavalcante, o projeto tem um preocupação ecológica muito grande, que é um diferencial dos empreendimentos do Grupo, “a preservação da natureza neste projeto é acima da exigida por lei, é acima de 30%”. Há toda uma preocupação com o consumo consciente de energia, “a energia que será usada será toda comprada de empresas que produzem energia limpa, renovável, como energia eólica”, até os vidros utilizados na construção são pensados para o melhor aproveitamento da energia.



Leonardo de Sá Cavalcante, diretor presidente da Sá Cavalcante Shopping Centers destacou a grandiosidade do empreendimento, “esse é o maior projeto do grupo”. Segundo ele a zona leste chegou a ser cogitada para a implantação do empreendimento, mas viram um potencial muito grande na outra margem do rio, onde pouco tem sido investido e já há uma certa saturação na zona leste.

O vice-presidente do grupo Sá Cavalcante, Walter de Sá Cavalcante, afirma que Teresina foi escolhida por ser um mercado promissor. “Toda nossa estratégia está volta para sair do Sudeste. Teresina é considerada o ouro do Brasil e os índices mais favoráveis para se construir um shopping”, disse.

O Shopping tem previsão de entrega para outubro de 2013 e a conclusão de todo o empreendimento, entre hotel, prédios comerciais e condomínio tem um prazo para cerca de 10 anos, devido a sua grandiosidade.

No projeto total serão investidos R$ 1,2 bilhões, somente no shopping Rio Poty serão R$ 350 milhões. Cerca de 800 empregos deverão ser gerados durante a obra e, com a inauguração do shopping, outros 1.200 novos empregos, entre contratações diretas e indiretas, serão criadas.


Leonardo de Sá Cavalcante

















REPÓRTERES: Jhone Sousa e Yara Pinho - Direto da obra

Após briga, federação proíbe entrada de Mancha e Gaviões em estádios

A Federação Paulista de Futebol proibiu nesta segunda-feira (26) a entrada das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde nos estádios até que sejam apurados os responsáveis pela briga que resultou na morte de um palmeirense na manhã de domingo (25) na Zona Norte de São Paulo. Segundo a federação, a decisão vale até que os responsáveis sejam punidos.

A delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), pediu nesta tarde a proibição para a FPF. Cerca de 300 torcedores das organizadas se envolveram na confusão. A polícia apura se o confronto foi organizado pela internet.

A briga ocorreu horas antes do jogo entre os clubes pelo Campeonato Paulista. Na briga, o estudante André Alves Lezo, de 21 anos, levou um tiro na cabeça. Ele morreu horas mais tarde e foi enterrado na tarde desta segunda.A torcida Gaviões da Fiel informou que não foi oficialmente comunicada sobre a proibição e que, por isso, não irá se manifestar. O G1 não conseguiu entrar em contato com a Mancha Alviverde na tarde desta segunda para comentar o caso. Pela manhã, um dos diretores da organizada informou que ela vai se pronunciar sobre a morte de André Lezo na terça-feira (27).
Em nota, a federação diz que, "considerando que é dever da entidade preservar a disciplina nos campos de futebol, resolve proibir a entrada nos estádios, até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor)". De acordo com a FPF, qualquer adereço que identifique a torcida organizada será proibido - camiseta, adereços e faixas - e a determinação será válida para todas as competições disputadas no estado de São Paulo.

Segundo a Margarette Barreto, o pedido de restrição de acesso aos estádios das duas torcidas foi feito apenas à Federação Paulista de Futebol e ainda não é analisado pela Justiça. Vinte e sete torcedores já estavam impedidos de entrar nos estádios. As sanções aplicadas pela federação, no entanto, são apenas administrativas.Contra proibição

O gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio, esteve no enterro do jovem e disse nesta que a proibição da entrada de torcidas organizadas nos estádios paulistas pode não inibir a violência entre os adeptos.

“Os torcedores sendo proibidos de ir ao estádio pode até inibir [a violência], mas isso não inibe que eles se encontrem. Esse problema não foi no estádio, foi antes do jogo”, disse Sampaio.

Irmão detido
Um dos irmãos do estudante Andre Alves Lezo foi detido por suspeita de participar do confronto entre palmeirenses e corintianos na Zona Norte de São Paulo. O jovem Tiago Alves Lezo chegou a ser levado para delegacia e liberado após ser citado no boletim de ocorrência sobre o caso.

Ao todo, foram registrados três boletins de ocorrência no 72º Distrito Policial em decorrência da briga na Avenida Inajar de Souza. A Polícia Civil listou sete pessoas como suspeitas de agressão e outras sete como vítimas. Tiago Alves Lezo e outro jovem foram detidos em uma moto por suspeita de porte de arma.

Como a arma não foi encontrada, eles foram submetidos a exame para verificar resíduos de pólvora nas mãos. Em outro boletim complementar dos dois anteriores, o pai de Andre Lezo, que é policial militar, aparece como declarante que seu filho morreu.

Além de Tiago, outro irmão do jovem assassinado já havia se envolvido em brigas entre torcidas. Segundo a Federação Paulista de Futebol, Lucas Alves Lezo, vice-presidente da Mancha Alviverde, participou de um confronto com integrantes de uma torcida organizada do Corinthians no dia 5 de fevereiro e, por isso, foi proibido de ingressar em estádios.

sábado, 24 de março de 2012

Corpo de Chico Anysio é velado no Theatro Municipal, no Rio


Chico Anysio
O corpo do humorista Chico Anysio é velado na manhã deste sábado (24) no Theatro Municipal, no Centro do Rio. Os atores Bruno Mazzeo e Nizo Neto, filhos do humorista, estão entre os primeiros a chegar ao local. Pela manhã, o velório será restrito a amigos e familiares de Chico Anysio. Segundo o advogado da família, Paulo César Pimpa, por volta das 12h, a cerimônia deve ser aberta ao público.

O corpo de Chico Anysio deixou o Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, por volta das 5h40 deste sábado (24). Ohumorista faleceu na tarde de sexta-feira (23), no Samaritano, onde estava internado havia três meses. Ele teve uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.O cantor Elymar Santos chegou cedo ao velório. "Perdi um pai. Tínhamos uma linda história. O mundo tinha dois gênios. Chaplin e Chico. Perdemos o segundo. Ele gritava para o mundo que eu era o filho dele. Foi o pai que eu não tive", disse emocionado o artista.

Também prestam as últimas homenagens o irmão do humorista, o diretor Zelito Viana; os sobrinhos, o ator Marcos Palmeira e a diretora Cininha de Paula, sua filha, a atriz Maria Maya; as atrizes Marília Pêra, Glória Pires e Juliana Didone; o ator Emilio Orciollo Neto, entre outros.

"Ele (Chico Anysio) e Paulo Autran foram dois gênios da arte de interpretar, que se foram. Achava impressionante a capacidade dele de fazer tudo. Tinha uma linda voz e escrevia, atuava, dirigia, pintava e compunha. Ele foi um gênio realmente, ele foi um Chaplin. Agora, com a morte dele, que vamos ter a real dimensão do que é Chico Anysio. Ele era extremamente generoso, um homem escondido atrás de um mau humor, que na verdade era uma casca para se defender de algumas pessoas que não tinham noção da delicadeza dele", disse a atriz Marília Pêra.

"Saudade imensa. Era um amigo", disse o ator Marcius Melhem.A ex-mulher de Chico, Alcione Mazzeo, chegou bastante emocionada ao velório. "O país fica mais pobre, o humor e a gente. A lembrança que ele deixa é ter lutado pela vida e ter dado alegria a todo mundo. Ele foi um dos melhores atores do país e o maior humorista do mundo. Não tem uma pessoa que tenha feito tantos personagens como ele", disse a ex-mulher enfatizando o quanto ele lutou pela vida.

"Até o final ele lutava, quando já ia de cadeira de rodas gravar, mas ele ia cheio de projetos".

Já a atriz Glória Pires disse que não há palavras para expressar a perda. "O trabalho do próprio Chico fala por si só. A obra dela diz mais do que qualquer outra coisa. Vamos usar o Youtube para vê-lo e matar a saudade", comentou a atriz, filha do humorista Antônio Carlos, que durante muitos anos trabalhou com Chico."Chico foi um artista singular. Exemplo de ser humano que ajudou muita gente, muitos artistas. Nunca competiu com ninguém. Tenho certeza de que será recompensado por isso. O personagem do professor Raimundo deixava os outros brilharem. Fazia uma escada para outros humoristas. E o exemplo da generosidade que tinha com o ator. Me lembro de esquecer a fala e ele dar uma deixa para ajudar. É um exemplo de generosidade que imitasse e tomasse como ensinamento", disse o ator Tim Resvala.

"Saudade, ele era meu amigo. Ligava para saber o que eu estava fazendo, até da minha vida. Foi meu mestre, meu padrinho. Muita dor", falou o também humorista Leandro Hassum.

"Ele e um gênio que vai ficar para sempre. Os personagens e a história dele vão ficar para sempre. Tenho milhões de lembranças dele. Na minha infância gostava do Azambuja. Ele se transformava de cara limpa", comentou o diretor Boninho, que chegou acompanhado da mulher, a atriz e apresentadora Ana Furtado.

Para o humorista Marcelo Madureira, Chico era único. "Quebraram a forma. Tem outros bons, mas os grandes são um de cada tipo. Por isso essa comoção toda. Era um grande contador de histórias. Viveu muito, com grande intensidade. Ele praticamente foi o criador do humor na televisão no Brasil. Gosto muito do Bozo, Tavares, Pantaleão. São muitos. Esses grandes artistas não morrem. Ficam vivos na obra."

"Um dia me fizeram uma pergunta. Me perguntaram com era ser sobrinha do Chico Anysio. Respondi que era privilégio de poucos", lembrou a diretora Cininha de Paula.

"É uma grande perda, mas ele vai ficar conosco para sempre", disse a atriz Natália Thimberg, no velório.

"Era um grande profissional, nunca atrasava. Isso é muito raro. E tinha um talento eclético também. Sabia fazer rádio e televisão", comentou Juca Chaves.

"Chico era a grande referência para os humoristas do Brasil. Gostaria muito do Coalhada jogando no Tabajara Futebol Clube", brincou Hélio de La Peña, do humorístico Casseta & Planeta.

"Um gênio. Nunca houve nada antes dele nem haverá depois", falou a atriz Arlete Salles.

O ator Marcos Veras relembrou o tempo em que dividiu a cena com o humorista. “O Chico é uma unanimidade. Trabalhava com pessoas novas, velhas e eu tive o prazer de trabalhar com ele por 3 anos no Zorra Total. Eu subia para o estúdio do para ver ele gravando Alberto Roberto. Se eu puder captar um pouco do que o Chico fez em 60 anos, eu já estou muito feliz.”

Cremação
Segundo Pimpa, o corpo de Chico Anysio será cremado no domingo (25), no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio, mas ainda não há informação sobre o horário. O advogado explicou que a família aguarda a chegada da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello e de seus dois filhos, que teve com Chico Anysio. A família mora em Nova York e deve chegar ao Rio neste sábado.

O advogado Paulo César Pimpa trabalhava para Chico há 15 anos. Ele comentou as últimas internações do ator. “Foi muito triste. É uma angústia. O Chico é um guerreiro”, falou o advogado.Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Twitter
Poucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados - do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Brasil tem 50 mil milionários, com R$ 434 bilhões aplicados, diz Anbima


Os brasileiros de alta renda - aqueles com pelo menos R$ 1 milhão em aplicações e atendidos especificamente pelo canal de private banking - somaram 50.602 clientes em 2011 e fecharam o ano passado com R$ 434,4 bilhões investidos nos bancos, segundo levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgado nesta sexta-feira (23).
Em relação a 2010, foi registrado avanço de 21,6% no volume de ativos sob gestão, praticamente o mesmo ritmo de expansão observado em 2010, quando registrou crescimento nominal de 22,9%.
A Anbima informou que revisou as estatísticas que compõem sua base de dados sobre a atividade de Private Banking e toda a série histórica, que contempla informações desde 2009. "O ajuste foi realizado após a associação detectar, em supervisão de rotina, que uma instituição estava informando de forma equivocada os dados referentes à atividade de private banking", informou a associação, em comunicado.
De acorco o código de regulação e melhores práticas de private banking, além de capacidade de investimentos mínima de R$ 1 milhão, é necessário que os respectivos clientes sejam
atendidos especificamente pelo canal de private banking.
"Com a revisão, foram excluídos da base de dados R$ 14,6 bilhões em patrimônio líquido, 15,8 mil clientes e 220 profissionais", informou a Anbima.
Números de clientes revisados
Com isso, o número de clientes no final de 2009 foi revisado de 56.991 para 42.680 e os do final de  2010, de 63.224 para 47.883. Segundo a Anbima, o número total de clientes conquistados pelo segmento somaram em dezembro de 2011 50.602 brasileiros. Ou seja, a base de clientes aumentou em ritmo mais lento, 5,7%, contra 12,2% em 2010. Já o volume médio de recursos por cliente subiu de R$ 7,5 milhões para R$ 8,6 milhões.
Segundo a Anbima, ao final de 2011, 43% dos ativos geridos pelo private banking estavam aplicados em fundos de investimento, proporção similar aos 42,9% registrados em dezembro de 2010. A participação das aplicações em títulos e valores mobiliários também permaneceu relativamente estável, saindo de 51,6% para 51,2%.
Nas aplicações diretas em títulos e valores mobiliários houve aumento da participação dos ativos de renda fixa, de 32,5% para 36,7%, e recuo dos ativos de renda variável, de 19,1% para 14,5%, refletindo o desempenho deste segmento em 2011. Nas aplicações em fundos de investimento houve crescimento da parcela investida em fundos exclusivos/restritos e em fundos estruturados.
 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Gonzales quer mais rigor


Rafel Moura Gonzalez Fluminense x Flamengo (Foto: Photocâmera)
Gonzales no jogo contra o FLU
A discussão sobre a atuação dos árbitros brasileiros faz parte do cotidiano das rodadas do futebol no país. A cada jogo, as polêmicas crescem, principalmente com as repetições seguidas dos lances. Em seu começo de carreira no Brasil, o zagueiro chileno Marcos González tem sofrido com a camisa do Flamengo. Em cinco jogos, levou três cartões amarelos, todos pelo Campeonato Carioca, e não vai enfrentar o Volta Redonda, sábado, no Estádio Raulino de Oliveira.
A comparação com o rendimento de González em 2011 mostra a dificuldade do jogador nas primeiras partidas diante da arbitragem brasileira. No ano passado, com a camisa do Universidad de Chile, ele levou apenas cinco cartões amarelos e um vermelho em 36 jogos disputados, entre Campeonato Chileno e Copa Sul-Americana. A média que chegava a 0,16 cartão por jogo, aumentou para 0,6.
No Carioca, González foi punido por uma falta na entrada da área contra o Duque de Caxias, uma disputa de bola no ar no clássico com o Fluminense e numa jogada em que sequer houve infração na vitória sobre o Friburguense (veja o vídeo dos cartões abaixo). Contra Emelec e Olimpia, pela Taça Libertadores, não recebeu qualquer cartão, o que pode acentuar o fato de estar mais adaptado à arbitragem de fora do Brasil.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

EUA anunciam a morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.
"Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
Sigilo
A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.
Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)Soldados paquistaneses na fortaleza em que Osama bin Laden foi morto na madrugada desta segunda-feira (pelo horário local, noite de domingo no Brasil) em Abbotabad, no Paquistão, segundo o governo dos EUA. O local estava isolado por um tapume vermelho (Foto: AP)
A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa. Um funcionário dos EUA argumentou que isso ocorreu para preservar o sigilo necessário à operação.
Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.
'Justiça'
"Foi feita justiça", disse Obama. "Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."
Segundo o presidente -que já lançou sua campanha à reeleição em 2012-, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo confirmaram que o corpo foi sepultado no mar, conforme o que seria o costume islâmico.
Nenhum país teria aceitado receber o corpo do terrorista, segundo as fontes citadas. Sepultar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores, segundo a TV americana ABC.
Funcionários do governo e um congressista disseram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas também não havia informação oficial sobre isso.
Uma autoridade disse à agência Reuters, sob anonimato, que testes de DNA e técnicas de reconhecimento facial seriam usados para ratificar a identificação do corpo.
Osama Bin Laden (Foto: AP)Osama Bin Laden (Foto: AP)
A mesma autoridade disse que a ação foi acompanhada em tempo real por Leon Panetta, diretor da CIA, e por outras autoridades da inteligência americana, na sede da CIA, na cidade de Langley, no estado americano da Virgínia. A confirmação da morte foi recebida com aplausos prolongados, segundo a fonte.
Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano também afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teve a duração de 40 minutos.
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas. Ainda não havia confirmação oficial destas informações.
A operação estava sendo planejada desde agosto do ano passado, após os americanos terem conseguido uma pista segura sobre o paradeiro de Bin Laden. Obama disse ter autorizado a execução na sexta-feira.
Comemoração
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden.  (Foto: AP)Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden. (Foto: AP)
Antes do pronunciamento, a morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também anunciada pela agência de notícias Reuters.
Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA, no que ficou conhecido como "guerra ao terror".
O secretário-geral da Otan, Anders Rogh Rasmussen, disse nesta segunda que a atuação da Aliança Militar no Afeganistão prosseguirá, mesmo após a morte de Bin Laden.
O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Bush: 'vitória para os EUA'
O ex-presidente americano George W. Bush, que comandava o país na época dos atentados, disse que a morte de Bin Laden foi "uma vitória para os Estados Unidos". Ele disse ter recebido a notícia da morte por intermédio do próprio Obama, em um telefonema de quatro minutos..
Alerta
Após o anúncio da morte, o Departamento de Estado dos EUA alertou para um maior risco de "violência antiamericana' em todo o mundo.
A Interpol também pediu a seus países-membros que aumentem as medidas de segurança por conta de risco de atentados por terrorista ligados à al-Qaeda ou inspirados pela morte de Bin Laden.
Reação
O Talibã, movimento fundamentalista islâmico aliado à al-Qaeda, desmentiu a informação sobre a morte de Bin Laden, mas não justificou a afirmação.
Posteriormente, um porta-voz do braço paquistanês do grupo confirmou a notícia da  morte e disse que o grupo iria revidar em alvos paquistanteses e americanos.
Um integrante do braço iemenita da rede terrorista da al-Qaeda no Iêmen também confirmou a notícia à France Presse.
Mais procurado do mundo
Após os atentados nos EUA, Bin Laden se tornou o homem mais procurado do mundo, com uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça.
Desde então, ele passou a ser buscado por dezenas de milhares de soldados dos Estados Unidos e do Paquistão.
Nesse período, Bin Laden reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos, alto, magro, sempre usando barba. Boatos sobre seu paradeiro, estado de saúde e possível morte sempre surgiam.
História
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden.
Seu primeiro casamento foi com uma prima síria, aos 17 anos. Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com ao menos cinco esposas.
Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas
em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)
Bin Laden utilizou sua fortuna para financiar a Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos. Em 1973, entrou em contato com grupos radicais islâmicos.
Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, a al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.
Em 1989, ele voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desembarque de soldados americanos em território saudita, posição que lhe rendeu o status de persona non grata no seu próprio país.
Instalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita.
Em 1996, o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde organizou uma dezena de campos de treinamento e passou a lançar apelos contra os Estados Unidos.
A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.
Em 1999, ele foi incluído na lista do Departamento Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.
Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000. O Iêmen é considerado hoje um dos principais redutos de terroristas ligados à al-Qaeda.

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/obama-confirma-morte-de-osama-bin-laden.html