segunda-feira, 2 de maio de 2011

EUA anunciam a morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.
"Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
Sigilo
A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.
Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)Soldados paquistaneses na fortaleza em que Osama bin Laden foi morto na madrugada desta segunda-feira (pelo horário local, noite de domingo no Brasil) em Abbotabad, no Paquistão, segundo o governo dos EUA. O local estava isolado por um tapume vermelho (Foto: AP)
A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa. Um funcionário dos EUA argumentou que isso ocorreu para preservar o sigilo necessário à operação.
Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.
'Justiça'
"Foi feita justiça", disse Obama. "Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."
Segundo o presidente -que já lançou sua campanha à reeleição em 2012-, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo confirmaram que o corpo foi sepultado no mar, conforme o que seria o costume islâmico.
Nenhum país teria aceitado receber o corpo do terrorista, segundo as fontes citadas. Sepultar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores, segundo a TV americana ABC.
Funcionários do governo e um congressista disseram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas também não havia informação oficial sobre isso.
Uma autoridade disse à agência Reuters, sob anonimato, que testes de DNA e técnicas de reconhecimento facial seriam usados para ratificar a identificação do corpo.
Osama Bin Laden (Foto: AP)Osama Bin Laden (Foto: AP)
A mesma autoridade disse que a ação foi acompanhada em tempo real por Leon Panetta, diretor da CIA, e por outras autoridades da inteligência americana, na sede da CIA, na cidade de Langley, no estado americano da Virgínia. A confirmação da morte foi recebida com aplausos prolongados, segundo a fonte.
Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano também afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teve a duração de 40 minutos.
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas. Ainda não havia confirmação oficial destas informações.
A operação estava sendo planejada desde agosto do ano passado, após os americanos terem conseguido uma pista segura sobre o paradeiro de Bin Laden. Obama disse ter autorizado a execução na sexta-feira.
Comemoração
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden.  (Foto: AP)Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden. (Foto: AP)
Antes do pronunciamento, a morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também anunciada pela agência de notícias Reuters.
Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA, no que ficou conhecido como "guerra ao terror".
O secretário-geral da Otan, Anders Rogh Rasmussen, disse nesta segunda que a atuação da Aliança Militar no Afeganistão prosseguirá, mesmo após a morte de Bin Laden.
O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Bush: 'vitória para os EUA'
O ex-presidente americano George W. Bush, que comandava o país na época dos atentados, disse que a morte de Bin Laden foi "uma vitória para os Estados Unidos". Ele disse ter recebido a notícia da morte por intermédio do próprio Obama, em um telefonema de quatro minutos..
Alerta
Após o anúncio da morte, o Departamento de Estado dos EUA alertou para um maior risco de "violência antiamericana' em todo o mundo.
A Interpol também pediu a seus países-membros que aumentem as medidas de segurança por conta de risco de atentados por terrorista ligados à al-Qaeda ou inspirados pela morte de Bin Laden.
Reação
O Talibã, movimento fundamentalista islâmico aliado à al-Qaeda, desmentiu a informação sobre a morte de Bin Laden, mas não justificou a afirmação.
Posteriormente, um porta-voz do braço paquistanês do grupo confirmou a notícia da  morte e disse que o grupo iria revidar em alvos paquistanteses e americanos.
Um integrante do braço iemenita da rede terrorista da al-Qaeda no Iêmen também confirmou a notícia à France Presse.
Mais procurado do mundo
Após os atentados nos EUA, Bin Laden se tornou o homem mais procurado do mundo, com uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça.
Desde então, ele passou a ser buscado por dezenas de milhares de soldados dos Estados Unidos e do Paquistão.
Nesse período, Bin Laden reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos, alto, magro, sempre usando barba. Boatos sobre seu paradeiro, estado de saúde e possível morte sempre surgiam.
História
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden.
Seu primeiro casamento foi com uma prima síria, aos 17 anos. Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com ao menos cinco esposas.
Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas
em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)
Bin Laden utilizou sua fortuna para financiar a Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos. Em 1973, entrou em contato com grupos radicais islâmicos.
Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, a al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.
Em 1989, ele voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desembarque de soldados americanos em território saudita, posição que lhe rendeu o status de persona non grata no seu próprio país.
Instalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita.
Em 1996, o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde organizou uma dezena de campos de treinamento e passou a lançar apelos contra os Estados Unidos.
A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.
Em 1999, ele foi incluído na lista do Departamento Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.
Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000. O Iêmen é considerado hoje um dos principais redutos de terroristas ligados à al-Qaeda.

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/obama-confirma-morte-de-osama-bin-laden.html



sexta-feira, 18 de março de 2011

UFPI adere integralmente ao SiSU para o próximo vestibular


UFPI adere integralmente ao SiSU para o próximo vestibular
A Universidade Federal do Piauí aprovou a adesão integral ao ingresso de alunos através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Sistema de Seleção Unificado (SiSU), do Ministério da Educação, a partir do Vestibular/2011.
Após reunir-se na manhã desta terça-feira (15), com representantes de vários setores da universidade, o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior confirmou a mudança na forma do processo de seleção da UFPI, que deve passar a vigorar a partir deste ano, no vestibular 2011-2012.
De acordo com o reitor Luiz de Sousa Santos Junior a adesão ao SisSU foi uma decisão acertada e é um ganho para os estudantes que não ficarão mais divididos entre duas formas de ingresso. "Essa foi uma decisão baseada em informações que nós recebíamos da própria sociedade piauiense. Os estudantes estavam ficando bastante sobrecarregados e divididos entre dois processos. O Enem é um modelo mais simples e que possibilita ao candidato concorrer em qualquer universidade do Brasil", destacou o reitor.
Ainda de acordo com o reitor a atual presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, está empenhada em fazer os ajustes necessários para otimizar o processo.
Segundo a diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESU, Paula Branco de Mello, o SiSU trás inúmeras vantagens, tanto para os alunos, quanto para a universidade que o adota. "O Sistema de Seleção Unificada é um meio flexível e tem grande potencial para que os estudantes possam fazer uso dele de várias maneiras, o que não existiria em nenhum outro vestibular", ressalta. Para a representante do MEC, além de abrir uma vasta gama de possibilidades aos candidatos, o processo seletivo democratiza o acesso do público às instituições, tornando-as conhecidas em todo o país, através do reforço à iniciativa de interiorização do Ensino Superior e o crescimento da mobilidade acadêmica.
Além de centralizar o processo seletivo, o Conselho Universitário da UFPI, acredita que utilizando somente o SiSU a universidade irá diminuir os custos necessários para a realização do vestibular. "Ter duas portas de entrada para a universidade fazia com que os recursos utilizados fossem muito grandes, além da ocorrência de alguns problemas, como as chamadas do antigo PSIU, que costumavam se prolongar por vários meses", explica um membro do conselho.
Com direito a gratuidade - para alunos de escola pública - os vestibulandos não terão mais que se deslocarem para Teresina ou demais cidades em que o exame estaria sendo aplicado, já que o ENEM é realizado em quase todas as cidades do país. Dessa forma, os estudantes mais carentes terão maiores chances de ingressar em uma universidade pública, pois muitos deixam de prestar o vestibular por falta de condições financeiras para se deslocar de uma cidade para a outra.
Outro aspecto abordado foi o fato de que apesar do processo de seleção ser unificado, isso não impossibilita que os professores continuem a abordar o conteúdo regional. "A adesão não invalida que o conteúdo local seja explorado. Além do que os estudantes são preparados no ensino fundamental e médio para uma visão geral do mundo e isso muda a forma de educar no país", disse.
O sistema funciona através de três etapas: inscrição, três chamadas e lista de espera, sendo que a última não foi aderida pela UFPI no último vestibular por causa do PSIU. A lista de espera não é obrigatória e cada vez mais várias universidades aderem a esse novo modelo.
A proposta de adesão integral ao SiSU foi acolhida, na reunião do Conselho Universitário, por quase a totalidade dos 31 votantes, sendo apenas dois votos contrários, entre os quais o do vice-reitor da UFPI, além de uma abstenção.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dois shoppings de vergonha para Teresina! Economia e População agradecem!





Terreno onde será construído o shopping!
.
          Não há nada de divulgado oficialmente, mas muitas informações vão chegando aos poucos, e a gente vai ligando os pontos. Serão aproximadamente 300 bandeiras no total. Algumas lojas estão em negociação: Riachuelo, C&A, Centauro, Magazine Luiza, Etna, Santander, Gabriela, Insinuante, Renner, Bradesco, Americanas, Coca Cola, Colcci, Saraiva Mega Store.

          Serão 7 cinemas, no 4º andar, que também conterá cerca de 35 lojas na sua praça de alimentação, e provavelmente algumas lojas que não são desse setor. O 1º pavimentos será somente para estacionamento. No 2º e 3º andar ficarão a grande maioria das lojas, inclusive as âncoras. Detalhe, que no 2º também haverá um espaço menor para estacionamento. Os furos foram obtidos através do Fórum do Piauí Noticias no Skyscrapercity.  As imagens podem ser vistas em tamanho maior nesse link: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=72956887&postcount=4152

           Vamos aguardar os dados oficiais no lançamento em pouco mais de um mês. Enquanto isso, as obras do Teresina Shopping estão próximas de iniciar. Hoje o shopping conta com 174 lojas, sendo duas âncoras defasadas: Hiper Bom Preço e Paraíba, 5 salas de cinema, praça de alimentação com 20 lojas, e uma área de lazer infanto-juvenil.


           Quanto a ampliação, o que sabemos é que o antigo Espaço Saúde dará espaço a algumas lojas. Nessa primeira etapa, a ala leste será ampliada, dando espaço a mais 2 salas de cinemas, e uma área de lazer um pouco maior. O espaço, segundo matéria extraída de http://www.cabecadecuia.com/noticias...-shopping.html terá novos e maiores corredores (14 a 16 metros de largura), tratamento acústico especial, projeto de luminotécnica, melhoria na iluminação de corredores e vitrines e ainda projetos paisagísticos e arquitetura de interioresPrevisto para ser concluído em novembro de 2012, a primeira etapa da ampliação contará com mais 105 lojas, sendo 2 âncoras. Nessa etapa também serão feitos os novos acessos ao shopping.


           Na segunda etapa, mais 103 lojas, sendo 3 âncoras, 3 conjuntos de escadas rolantes e elevadores sociais, além de edifício garagem de 5 andares e 2.400 vagas, com acesso direto a praça do 2º piso.  Somando no final  das duas etapas, no final de 2015 um total de 382 lojas. Assim, ele se confirmará como um dos maiores shoppings do país, tendo em vista que o maior tem em torno de 550 lojas.

         Lojas confirmadas: Americanas, Renner, Riachuelo, Marko, Café Bistrô, CVC, Cantão, Colombo, Hope, Frozen Fruit, Vivo, Mr. Cat, Toc Toc e Empada Carioca. Outras negociadas: Etna Home Center, C&A, , Ponto Frio, Centauro, Rihappy e Magazine Luiza. Pra concluir: além da reforma da atual praça de alimentação, uma nova praça será construída, com 16 lojas, 9 inéditas no estado. 


ANTES em cima e DEPOIS embaixo


         Assim, podemos dizer, que se o mundo não acabar no final de 2012, no começo de 2014, Teresina conterá dois shoppings regionais, o Teresina e o Rio Poty; um shopping mediano, Riverside; 2 malls, que são shoppings menores, com cerca de 60 lojas cada, o Diamond Center e um outro da qual não sei o nome; e  um shopping popular, que é o dos camelôs! E... caso o Iguatemir (que não foi um boato, já que os empresários vieram aqui sim) decida investir de vez aqui, e o Complexo HCT saia, quem ganha, além dos ricões empreendedores, é a cidade e sua população com tanto investimento!
Postado por: Ralfran
Fonte:http://dualnoticias.blogspot.com/2011/02/imagens-do-shopping-anunciado.html?showComment=1298394384150#c2920609740368304784

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pré-Carina traz Ricardo Chaves e Patchanka para ruas de THE

FOLIA NOS BLOCOS
Compartilhar no Orkut
Ricardo Chaves Ricardo Chaves
A avenida Marechal Castelo Branco será palco novamente de um grande evento que marcará o calendário festivo de Teresina. Os foliões que curtem carnaval atrás de um trio elétrico terão um motivo a mais para comemorar o lançamento do melhor zé pereira da cidade: a Pré-Carina.

Serão dois dias de muita folia, em uma das principais avenidas da cidade, procurando resgatar o melhor dos carnavais fora de época já vivenciados por muitos piauienses na década de 90.

O publicitário Marcus Peixoto é um dos responsáveis por trazer de volta esse espírito festivo. Ele que se tornou conhecido pela ousadia em promover eventos de grande porte. São do currículo do publicitário os inesquecíveis Micarina e Piauí Pop, eventos que entraram para a história do Estado.

Para Renato Montanha, um dos organizadores da Pré-Carina, eventos assim são necessários. “Teresina estava mesmo precisando de uma festa de bloco, principalmente sendo um zé pereira”, frisou.

A prefeitura de Teresina é uma parceira dessa empreitada. Outro detalhe que garantirá ainda mais a folia do público é a realização do tradicional Corso Do Zé Pereira, que começará antes da Pré-Carina.

Na Pré-Carina, dois blocos farão a diversão dos foliões de plantão. O “Me Beija” será animado por Oz Bambaz e Groove de Saia. Já o “Nave” terá como atrações Ricardo Chaves e Patchanka.

O camarote Villa Rio também fará parte da estrutura e contará com atrações como: Mr. Babão, Leyliane Monteiro e djs locais. Ao todo serão dois mil metros de asfalto da Marechal Castelo Branco, invadida por diversos ritmos baianos, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Para garantir seu abadá e cair na folia, foram espalhados alguns pontos de vendas pela cidade para facilitar a compra do passaporte da alegria, durante os melhores horários do dia. Entre eles: Sede do Bloco Dinamite, no Riverside (10h às22h), Villa Rio (9h às 18h) e em alguns bairros. Para mais informações: 9462-3584 / 9996-5824.

PRÉ-CARNAVAL

Pré Carina no sábado com blocos de Ricardo Chaves e Oz Bambaz

Compartilhar no Orkut
Pré Carina no sábado com blocos de Ricardo Chaves e Oz Bambaz  
Pré Carina no sábado com blocos de Ricardo Chaves e Oz Bambaz Pré Carina - Sábado - 26/02/2011
Local: Av. M. Castelo Branco 
Hora:
21:00
Mais: Bloco NAVE: Ricardo Chaves, Bloco ME BEIJA: Oz Bambaz e Camarote Villa Rio


Pré Carina - Domingo - 27/02/2011
Local: Av. M. Castelo Branco
Hora:
21:00
Atrações: Bloco NAVE: Patchanka, Bloco ME BEIJA: Groove de Saia e Camarote Villa Rio.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Zona Norte ganha presente: Sá Cavalcante em empreendimento bilionário!

O que faz uma cidade se desenvolver? Não basta ter um potencial, e sim idéias e ações eficazes, partindo do poder público, assim como do poder privado. Teresina hoje se prepara para virar uma metrópole, tanto no quesito população, já que se aproxima dos um milhão de habitantes, quanto no quesito desenvolvimento econômico e social.



          Nessa história de prosperidade, um grande presente chega aos teresinenses. O grupo maranhense Sá Cavalcante é a mais nova empresa que se instala na capital. Com investimentos sólidos não só no Maranhão, mas também no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o grupo já estava há algum tempo de olho na capital do Sol, e agora, já contamos com um projeto que já abala a situação imobiliária e comercial de Teresina.


          O mega empreendimento será lançado em Março/Abril de 2011, e tem previsão de ser concluído até o final de 2013, mesmo período da conclusão de um outro mall, o Diamond Center, na Avenida Petrônio Portela, próximo a entrada do campus da UFPI.


          Com informações de portais do Piauí e Maranhão, e da própria Gerência de Comunicação do Grupo, o nome cotado é Rio Poty Shopping, e conta com um grande complexo que inclui além do shopping, torres residenciais e comerciais (entre 3 e 6 torres, só haverá certeza no lançamento do projeto), um hotel, e até áreas de preservação cultural, já que no terreno adquirido para a construção do complexo funcionou durante anos o Sanatório Meduna, e contém imensa riqueza histórica e ambiental. Assim, o projeto vai preservar uma parte do antigo Meduna, contando com a instalação de projetos sociais. A igreja construída no local será mantida, assim como uma imensa área verde ao redor.
 
          O status atual da obra é que o terreno está sendo murado. O que já indica alguma coisa.



          A obra será feita nesse terreno que fica às margens da Avenida Marechal Castelo Branco, e o investimento pode chegar a R$ 1 bilhão de reais. Mas dependendo do andamento das obras, os investimentos podem ultrapassar esse valor.
 
          A empresa maranhense tem sede no Rio de Janeiro. Ela tem em operação um shopping em Vila Velha, ES, e em breve, um novo será inaugurado em São Luís (MA), o Shopping da Ilha. Segundo informações do Valor Online, em 2012, serão inaugurados o Moxuara, em Cariacica (ES) e o Plaza Guarulhos (SP). Em 2013, o plano é inaugurar mais dois, um no Rio e o tão esperado Shopping Rio Poty, em Teresina.


          Em Teresina, cerca de mil operários devem ser contratados. Depois de inaugurado, a previsão é que o empreendimento possa empregar até três mil pessoas diretas e seis mil indiretas, um grande ganho pra cidade.


          A expectativa é que este último siga o mesmo padrão e grandeza do Shopping da lha em São Luís. Portanto, os mais otimistas apostam em 4 pisos, quase 300 lojas, cinemas em quantidade e qualidade, lojas inéditas entre as âncoras e na praça de alimentação.
 
          A cidade agradece, não só pela localização excelente, quase que central, mas também pela rapidez com a qual a obra será tocada, seguindo as previsões do Grupo. Esperar só mais um tempo, e torcer que com o Shopping, a raça política de Teresina se ligue e faça o tão desejado recapeamento asfáltico da região, um apelo antigo da população.


         
 Fontes:
Postado por : Ralfran alves